DESAFIOS

As equipas inscrevem-se num desafio. Para os desafios FIRST CHALLENGER, ROBÔ EMPILHADOR, VULCANO, a organização disponibiliza o robô no contexto do Workshop respetivo. O desafio FREEBOTS é um desafio onde é apresentada a proposta / modelo de um robô criado pela equipa.

NOTA: As equipas poderão sempre trazer o seu robô para as provas FIRST CHALLENGER e VULCANO. Para competir nestas provas, o robô deverá obedecer às características definidas nas regras de cada prova. Não serão aceites robôs comerciais que não tenham sido construídos e adaptados pelos próprios membros da equipa.

No desafio FIRST CHALLENGER a equipa tem a oportunidade de testar o  robô em três provas com diferentes graus de dificuldade. Este desafio é indicado para equipas com e sem experiência robótica.

No primeiro dia haverá o workshop Robô AZORESBOT tens a oportunidade de montar um robô adaptado para o evento e programá-lo para tarefas simples. 

O desafio Robô Empilhador é um robô que tem como missão a entrega e recolha de carga a clientes diferentes.

Na zona de carga terá a ajuda do seu companheiro de trabalho, o Dobot, que colocará os objetos na zona de carregamento.

O Robô Empilhador possui um conjunto de sensores e um braço robótico que lhe permite cumprir com a sua missão.

No primeiro dia haverá um workshop onde terás a oportunidade de montar este robô e programá-lo para a realização das tarefas definidas.

O desafio VULCANO é um novo desafio em que o robô deverá movimentar-se num percurso adverso, simulando a subida a um vulcão. Este desafio é para quem já sabe programar e/ou criar peças e imprimir em 3D e quer testar as sua capacidades no evento. 

No primeiro dia, haverá o workshop Robô VULCANO onde tens a oportunidade de montar um robô adaptado à prova Vulcano e programá-lo para realizar desafios.


O desafio FREEBOTS é a oportunidade de apresentares o teu robô. Ele deve ter características especiais que o diferenciam de outros robôs. Se tens um robô especial, deves apresentá-lo.

O desafio DRONES é um desafio para quem quer dar os primeiros passos na programação por blocos. Os drones utilizados são os drones TELLO EDU e o ambiente de programação é por blocos. Se tens interesse em experimentar drones e pô-los a fazer desafios, passando por cima e por baixo de obstáculos, esta é o teu desafio.